sexta-feira, outubro 07, 2005

Esquecam a religiao?

Porque é que dizes esquecam a religiao. Porque não é boa para vós. Compreendam que para a religiao organizada ter sucesso, tem que fazer com que as pessoas acreditem que precisam dela. Para as pessoas terem fé noutra coisa, têm primeiro de perder a fé em si proprias. Portanto, a primeira tarefa da religiao organizada é fazer-te perder a fé em ti proprio. A segunda tarefa é fazer-te ver que tem as respostas que tu não tens. E a terceira e a mais importante é fazer-te aceitar as suas respostas sem as questionar. Se questionas, comecas a pensar!! Se pensas, comecas a regressar àquela Fonte Interior.
A religiao nao te pode deixar fazer isso porque é provavel que surjas com uma resposta diferente da que ela inventou. Portanto a religiao tem que te fazer duvidar do teu EU; tem que te fazer duvidar da tua capacidade de pensar claramente.

O problema da religiao é que, com frequencia, isto faz ricochete -- porque se nao puderes aceitar sem duvidar os teus proprios pensamentos, como podes nao duvidar das novas ideias sobre Deus que a religiao te deu? Muito brevemente,até duvidas da Minha existencia -- da qual, ironicamente, nunca duvidaste antes. Quando vivias de acordo com o teu conhecimento intuitivo podias não Me ter compreedido totalmente, mas sabias definitivamente que Eu estava lá! Foi a religião que criou agnósticos. Qualquer pensador lúcido que examine o que a religiao tem feito, tem que assumir que a religião não tem Deus! Porque foi a religião que encheu o coração dos homens do temor de Deus, enquanto que houve tempo em que o homem amava Aquilo Que É em todo o seu esplendor.

Foi a religiao que ordenou aos homens que se curvassem perante Deus, quando em tempos o homem se ergueu de braços estendidos com alegria. Foi a religiao que sobrecarregou o homem com preocupações sobre a ira de Deus, quando em tempos o homem procurava Deus para o aliviar do seu fardo! Foi a religiao que disse ao homem para ter vergonha do seu corpo e das suas funções mais naturais, quando em tempos o homem celebrou essas funções como as maiores dádivas da vida! Foi a religiao que vos ensinou que precisam de um intermediário para chegar a Deus, quando houve tempo em que consideravam ter alcançado Deus vivendo simplesmente a vossa vida no bem e na verdade. E foi a religiao que ordenou aos humanos que adorassem Deus, quando houve tempo em que os humanos adoraram Deus porque era impossível não O adorar! Em toda a parte onde a religião chegou criou desunião -- que é o oposto de Deus. A religião separou o homem de Deus, o homem do homem, o homem da mulher -- algumas religiões até dizem ao homem que ele esta acima da mulher, tal como proclamam que Deus esta acima do homem -- dando assim azo às maiores caricaturas alguma vez impingidas a metade da raça humana. Eu vos digo: Deus não está acima do homem, e o homem nao está acima da mulher -- não é essa a "ordem natural das coisas" -- mas é a maneira como todos os que tinham poder (nomeadamente homens) queriam que fosse quando formaram as suas religiões patriarcais, apagando sistemanticamente metade do texto da versão final das "sagradas escrituras" e distorcendo o resto para se adaptar ao molde do seu modelo masculino no mundo. É a religião que ainda hoje insiste que as mulheres são de certa forma inferiores , de alguma forma cidadãs espirituais de segunda classe, algo "inadequadas" para ensinar a Palavra de Deus, pregar a Palavra de Deus ou ministra-la ao povo. Como crianças, ainda estao a discutir que sexo é ordenado por Mim para serem Meus sacerdotes! Eu vos digo:

Todos vos sois sacerdotes! Cada um de vós. Não ha nenhuma pessoa ou classe mais "adequada" para fazer o Meu trabalho do que outra. Mas tantos os homens são tal e qual as nacoes. Sequiosos de poder. Não gostam de partilhar o poder, apenas de o exercer. E poder. Um Deus que não gosta de partilhar o poder mas apenas de o exercer. No entanto eu vos digo: O supremo dom de Deus é a partilha do poder de Deus.

Eu queria que vocês fossem como Eu.

in Conversas com Deus de Neale Donald Walsch

4 comentários:

Anónimo disse...

se calhar não tem nada a ver, mas o teu texto fez-me lembrar Madre Teresa de Calcutá (e agora acho que escrevi o nome dela mal)... isto porque, a Madre teresa, procurou seguir a sua vocação, a sua dedicação ao outro, sem seguir canones, fundando a sua prórpia congregação, porque só dessa maneira é que poderia agir de acordo com a sua consciência e vontade, sem justificações e questões de imagem.

lembro-me também que após a sua morte, a madre que se lhe seguiu, chegou a dizer que era o espirito da Madre teresa que ainda a guiava... não sei exactamente se se referia realmente ao espirito ou à doutrina que deixou, mas achei bonito e pleno de sentido.

Há quem lhe chame espirito de luz...eu não sei se acredito em almas, mas acredito que cada um de nós pode seguir o que entender para ser quem é!

Anónimo disse...

Gostei muito do texto.... espetacular e maravilhosamente verdadeiro.

David de Sousa disse...

Percebo perfeitamente que a sociedade te tenha vindo a enganar a este respeito mas estás enganado!Se queres ter a liberdade de seres tal como és então dá-a também a Deus!Não sou advogado da Igreja mas não tentes fazer o teu Deus mas aceita-o como tu queres que ele te aceite a ti!Passa pelo meu blog://osobrinho-sjarroios.blogspot.com!

Anónimo disse...

olha kra isso aconteceu na igreja catolica o inicio. quan do a igreja queria por tudo que sua doutrina fosse o bedecida nem ki as ordens das leis de Deus dissese nao... graças a martinho lutero tudo mudou... olha nao sei o que fez vc se revoltar tanto.. olha sou evagelico, eu apenas keria a dorar a Deus, mais tentei sozinho nao conseguir, comercei a andar com evagelicos air encontrei amizades e comecei a visitar agora sou evagelico, a palavra de Deus diz para congregar é isso, olha igreja fiquei mais forte e nunca me desviei.. é isso.. nao tem nada d+.igreja nao me prende , apenas faço o que a palavra diz.. so isso , tambem tem encontrar a igreja certa né:?entao vei.. se cuida na boa... valeu..